RESENHAS LITERÁRIAS

Blog literário mantido e atualizado por CRISTIAN LUIS HRUSCHKA

24/8/08

Resenha: "O Menino do Pijama Listrado", John Boyne

UMA FÁBULA DE GUERRA

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, John Boyne, São Paulo: Companhia das Letras, 2008, 186 pág.

Escrito pelo irlandês John Boyne e traduzido para o português por Augusto Pacheco Calil, O menino do pijama listrado conta a história de Bruno, filho de um graduado oficial alemão que durante a segunda guerra mundial sai com a família do conforto de seu lar em Berlim para viver próximo a um campo de concentração.

Durante toda a narrativa o jovem, de apenas nove anos, desconhece os horrores da guerra tampouco sabendo quem são aquelas pessoas que vê da janela de sua casa e que estão do outro lado da cerca, todos de pijamas listrados.

Sem amigos e desgostoso com o novo lar, Bruno parte para explorar o local e inicia uma amizade com Shmuel, um menino da mesma idade, nascido no mesmo dia, porém judeu. Envoltos por realidades bem distintas, Bruno é pura inocência, tendo no pai um exemplo de disciplina e respeito. Já seu amigo de pijama não pode dizer o mesmo, estando a cada dia visivelmente mais magro e “cinza”.

A amizade, porém, ocupa os dias de Bruno e durante os encontros na cerca, cada um do seu lado, eles esquecem de seus problemas e insatisfações. É uma amizade sincera, sem interesses, despreocupada.

Trata-se de verdadeira fábula, onde são mitigadas as mazelas e a crueldade da grande guerra. No entanto, a sutileza nos detalhes e a inteligência do texto, escrito de forma simples e descompromissada, tornam o livro agradável.

Mesmo que se trate de ficção artificiosa, não consigo compreender como Bruno possa desconhecer por completo quem são aquelas pessoas. Seu pai, na condição de oficial militar, deveria tê-lo introduzido no assunto. No entanto, ao contrário disso, todas as pessoas que cercam o rapaz o mantém absorto, como se a guerra não existisse. A única mais realista é Gretel, sua irmã mais velha, mas como ele mesmo a chama, um “Caso Perdido”.

Há, ainda, a questão da Juventude Hitlerista, onde os jovens de dez anos deveriam se alistar e iniciar sua doutrinação. Tudo bem que Bruno só tinha um ano a menos, mas essa alienação não pode ser admitida a um filho de militar graduado.

Ressalvado esse comentário, o livro é de leitura rápida e prazerosa, sendo o final surpreendente onde os nazi podem provar do próprio veneno.


criado por Cristian Luis Hruschka    18:23:12 — Filed under: Sem categoria

57 Comments »

  1. Gostei muito do livro me surpreendi no final, pois o Bruno que ja estava tornando-se meu amigo me envolvi muitooo na historia ter morrido junto com seu amigo,gostaria que tudo tivesse acabado de outra forma, aonde todos ficassem bem,mas infelismente junto a guerra acabou trajico para os dois lados,fazendo assim o pai de Bruno sentir a dor que muitos do outro lado passavam....

    Comment by vanessa carneiro de souza — Monday, 4 de May de 2009 @ 21:15:09

  2. Achei o livro de leitura fácil, bom para indicar aos alunos do Ensino Fundamentel. A maneira sutil como o autor deixa subentendido os horrores da guerra faz com que tenhamos que usar a imaginaçao, e nos leva ate sentir uma certa irritaçao em relaçao a Bruno que nao sabe a época que está vivendo. Tudo bem que eram poupados de tudo, mas ele e sua irma Gretel pelo menos deveriam saber que eram alemaes.

    Comment by Maria Ines C. da Silva — Monday, 18 de May de 2009 @ 21:19:58

  3. eu achei um livro muito bom pois foi um livro que me chamou muita ateção por causa do assunto amei essa minha leitura

    Comment by GABRIELA — Monday, 8 de June de 2009 @ 19:53:19

  4. Achei o livro de leitura fácil, mas tem fatos que não foram verdadeiros pelos menos foi pela minha pesquisa de historia... Depois de ler o livro eu fui obrigado a ver o filme porque eu não tinha entendido muita coisa, mas eu gostei bastante.

    Comment by yuriXD — Monday, 31 de August de 2009 @ 08:56:25

  5. ODIEI é RUIM PACAS LIXO

    Comment by andre — Thursday, 3 de September de 2009 @ 17:27:27

  6. Adorei , VO ENTRA SEMPRES BJSSS

    Comment by JOao — Thursday, 3 de September de 2009 @ 17:31:46

  7. Olá???Tô passando para publicar o link de sua resenha no meu blog. obrigada

    Comment by Aloizia — Monday, 5 de October de 2009 @ 16:37:44

  8. Adorei o livroo perfeeito meus parabens!A historia e muitoo triste mas relata fatoos que muitoo tempo atras aconteceu.Queria que o final fosse outro mas em guerras nunca tem final feliz.♥ Amei.

    Comment by kel — Friday, 16 de October de 2009 @ 10:32:14

  9. eu olhei o filme tbm no colegio, gostei muito ;D

    Comment by Heitor — Thursday, 3 de December de 2009 @ 15:23:50

  10. O filme retrata uma triste historia do olocasuto ao assistilo podemos ver que as diferenças são as nossas igualdedes mesmo que muitos não acham mas essa é o verdadeira realidade pra min o filme emociona ao final com a fatalidade tanto da morte do menino bruno quanto da morte domenino judeu...

    Comment by Robert — Thursday, 22 de April de 2010 @ 17:06:49

  11. '- Vaii que colla -' ♥

    Comment by suuh — Wednesday, 28 de April de 2010 @ 15:45:05

  12. Essa foi a melhor resenha que eu ja havia lido sobre esse livro e a minha opinião sobre o livro foram as mesmas descrevidas nesta. Adorei muito bom mesmo!!

    Comment by Sthefany — Sunday, 13 de June de 2010 @ 12:14:59

  13. Paarabens é mt interessante

    Comment by Nathalia — Sunday, 13 de June de 2010 @ 17:40:26

  14. nossa adorei fiz ate trabalho tirei 10 na materia obrigadoo pra quem escreveu brigadooo msm bjinhoossss

    Comment by natalia — Thursday, 2 de September de 2010 @ 15:03:23

  15. E uma historia maravilhosa,que trata do nazismo e porem tambem da amizade de Bruno,pena que o final e triste mas a historia e bela

    Comment by Brenda Emanuele — Friday, 24 de September de 2010 @ 12:56:12

  16. Eu li o livro a história e realmente incrível, mas eu acho que o final ficou meio vago. Sem fim para o resto dos personagens.

    Comment by Gabriela — Monday, 15 de November de 2010 @ 14:07:34

  17. apesar de não gostar muito desse gênero de filme confesso que ele me tocou profundamente não só pela inocência de Bruno mas principalmente pelo contexto ao qual se refere o Holocausto.Um filme capaz de nos fazer questionar que a amizade entre crianças é desenteressada pois eles desconhecem o mundo cruel dos adultos

    Comment by Fernanda — Sunday, 21 de November de 2010 @ 10:25:45

  18. Adorei a história apesar de ser muito triste.

    Comment by Thalita — Monday, 22 de November de 2010 @ 20:46:01

  19. Eu adorei o livro porque o diretor do livro,deixou muit claro que devemos escolher nossas amizade...

    Comment by webert-cultural — Tuesday, 23 de November de 2010 @ 11:54:09

  20. Eu adorei o livro porque o autor do livro deixa claro que a nossa amizade apezar se vim em primeiro lugar,ela deve ser bem escolhida...

    Comment by webert-cultural — Tuesday, 23 de November de 2010 @ 11:57:14

  21. Imaginar e construir um personagem é como construir a personalidade de alguem.Bruno desde o começo do livro msotrou seu jeito ingenuo, e sempre expressou seus sentimentos. O livro nos mostra varias experiencias da vida , e nos faz parar e refletir em certos momentos. Gostei muito do livro , penso que o final poderia ter sido um pouco mas feliz, mas claro que tudo que foi dito no livro do começo ao fim teve uma finalidade para cada um , para mim retirei uma simples lição ''NEM TUDO É COMO QUEREMOS QUE SEJE'' . E essa historia continua, no coração de cada um que soube imaginar e fazer parte de uma GRANDE realidade.

    Comment by Nathalia — Tuesday, 23 de November de 2010 @ 15:36:27

  22. Amei o livro. Para mim foi como uma lição, de amor, amizade, de como em tempos ruins devemos extrair deles o melhor. mostrou que uma história pode se ter muitos angulos. mesmo com o nazismo e pensamentos daquela época bruno era inocente. e shmuel meio que teve sua inocencia roubada, pois teve que amadurecer muito cedo, sofreu, mas, morreu junto de bruno, o amigo que ele tanto gostava. no final, eu pensei, o pai de bruno é o que mais sofre, nem mesmo a irmã de bruno o "caso não tão perdido assim" que chorava por saudade, acredito que o pai pode pagar na terra pelo que fez para as outras tantas crianças como shmuel. provou do seu veneno assim digamos. o final pra muitas pessoas pode ser triste, mas, mostra que as coisas nem sempre são como agente espera. pra mim, bruno e shmuel vagam por um lugar melhor, sem pijamas listrados, sem militares, sem o fúria.para sempre juntos. e lá nesse lugar tem um balanço, no qual eles brincam todos os dias, sem o menor pudor ou impedimento de uma era imposta pelo fúria.

    Comment by Rafaella Faria - Cultural MG — Tuesday, 23 de November de 2010 @ 19:56:24

  23. Achei o livro bem interessante e nos mostra a realidade entre os nazistas e os judeus. A história é bonita e triste e nos deixa a lição de que não devemos julgar as pessoas por sua religião, raça, etnia, etc, mas sim pelo o que ela é por dentro. Bruno mostra esta lição a seus pais e a todos que lêem o livro. Eu achei muito triste o final. Afinal seu pai o tirou de sua casa, escola, e amigos para levá-lo a um lugar diferente e isolado, cheio de descriminação o que nao é bom para uma criança, pois podem perder sua inocência. Shmuel era um menino como Bruno no sentido de ter o direito de ser livre, mas infelizmente não é livre e é maltratado. Então antes de descriminarem qualquer pessoa lembre-se que todos nós somos iguais, somos seres humanos.

    Comment by Vanessa - Cultural — Wednesday, 24 de November de 2010 @ 16:27:48

  24. Cristian,eu fiz a leitura desta obra faz algum tempo, passei aqui para relembrar,porém farei mais,levarei para meu blog ,com sua permissão.Deixarei registrado que é de sua autoria. Um abraço!
    Cristian Luis Hruschka

    Cristian Luis Hruschka Reply:

    Prezada Marli: conforme sua informação, consultando seu blog -http://nacodeprosa.blogspot.com/2010/11/o-menino-do-pijama-listrado.html - hoje (08.01.2011), 21:18h, localizei meu texto sobre o livro "O Menino do Pijama Listrado". Todavia, ao contrário do que informou, não localizei nenhuma referencia à minha autoria. Solicito que inclua a informação, inclusive mencionando o endereço eletrônico de onde o texto foi extraído. Grato pela compreensão. Cristian Luis Hruschka.

    Comment by marli — Saturday, 27 de November de 2010 @ 11:04:35

  25. achei mais ou menos por ser um livro que tem um fim meio inesperado ,mais ao contrario ele mostra dificuldades de uma época que agente imagina quando le o livro ,uma época de dificuldades.bruno passa por cada confusao mais pra ele e uma brincadeira ,ele um garoto ingenuo que nao sabe oq o pai faz ou oq e o outro lado da cerca .faz a gente imaginar como era na quela época para um garoto de 9 anos

    Comment by Victoria-Cultural — Saturday, 27 de November de 2010 @ 19:44:02

  26. Gostei bastante do livro,pois é uma leitura ingênua, e facil... Diferente de outros livros que retratam a mesma época. Tem momentos super bonitos e comoventes e outros tão chocantes que chegam a ser tristes. Nossa eu fiquei completamente :O no final, eu pensava que ia acontecer outra coisa, e naturalidade com que eles se encaminham pro destino final deles, assim dizendo é tão... inesperado!

    Comment by Isabela Cultural — Wednesday, 1 de December de 2010 @ 18:43:54

  27. Gostei do livro, fala da época do Holocausto mais de um jeito diferente, visto de outra forma. Uma visão de um menino que ainda não sabe o que esta acontecendo. Que acha que tudo é uma brincadeira ou algo simples. Apenas o fim ocorreu como eu não esperava, esperava algo mais "final feliz" e não um final triste, apesar de ser a realidade daquela época.

    Comment by Rafael - E. Cultural — Sunday, 5 de December de 2010 @ 20:32:01

  28. eu gostei muito do livro, mostra realidades que nós não sabiamos que existia, o filme é melhor ainda. mais espera que seria melhor pois o final foi meio trágico e achei que seria um final super feliz.

    Comment by Taciana — Sunday, 5 de December de 2010 @ 23:47:00

  29. Gostei demais do livro, mas tenho que admitir que fiquei triste no final. Queria que o pai do Bruno chegasse a tempo e que todos fossem "felizes para sempre", mas nao foi isso que aconteceu na vida real como que iria acontecer no livro? Fiquei triste mesmo só de ver que monstros como o ódio e o preconceito tem o poder de fazer isso com coisinhas tao inocentes como as criancas que nao merecem nada disso

    Comment by Camila — Monday, 21 de March de 2011 @ 10:59:50

  30. Otimo , o filme e o livro . Adorei a Resenha , usei em um trabalho de portugues , pois o tempo era curto para criar a resenha, e eu não tinha consiguido entender direito o filme. :D Resenha Me Salvou *-*

    Comment by Thássito Ruan — Monday, 9 de May de 2011 @ 21:52:24

  31. adorei tanto no filme quanto no livro ... o filme ele comove a gente , até mesmo para parar-mos e refletir,,,.... parabéns escritor,,,e parabens pelos componentes do filme

    Comment by fernanda e silvana — Tuesday, 14 de June de 2011 @ 09:04:04

  32. bom, adorei o filme eo livre.....achei uma historia bem complexa.....

    Comment by danilo — Wednesday, 3 de August de 2011 @ 09:13:48

  33. achei o livro muito legal pena que é um pouco sobre guerra mas o livro é demais agora só quero assistir o filme

    Comment by marina — Wednesday, 3 de August de 2011 @ 09:16:19

  34. Amei o livro,porém concordo que o final poderia ser melhor, o filme retrata de um menino chamado Bruno e de sua inocência ao meio de uma guerra,o começo do filme é de uma maneira bem "besta", de certa forma, porém se olharmos de outro lado vemos toda uma introdução fiquei muito triste quando Bruno e seu amigo judeu Shmuel morrem juntos......

    Comment by Mirna — Wednesday, 3 de August de 2011 @ 15:12:21

  35. eu gostei muito do filme mais a parte que mais mim chocoufoi a partir que u guarda deu Shmue por causa do menino que disse que ele ñ tinha deixado ele come na ks e que ele tinha roubado no ele ficou com o olho todo roxo que pena

    Comment by joycelene — Wednesday, 31 de August de 2011 @ 06:44:29

  36. muito loko

    Comment by lucas — Monday, 5 de September de 2011 @ 09:04:10

  37. chatooooooooooooooooooooooooooo esse livro

    Comment by pb — Tuesday, 6 de September de 2011 @ 17:28:50

  38. eu adorei o livro uma história emocionante não consigo entender a crueldade dessas pessoas,cara é gente como eles queria ver se eles passasem por isso triste mesmo,mais mostra a verdadeira história da raçariana.

    Comment by leticia — Sunday, 11 de September de 2011 @ 15:42:01

  39. eu gostei muito dessa historia,dar vontade de chorar :) por isso mostra a verdadeira historia da raçariana:) ;) bjsss

    Comment by Hygor.R — Wednesday, 14 de September de 2011 @ 16:20:19

  40. addorei o filme ... mais a historia foi um coisa sem graça, não gostei da historia.... eu acho tambem q o menino não tinha q morre não .... e um a historia triste !!!

    Comment by Nágilla maria cardoso sales — Thursday, 29 de September de 2011 @ 19:30:16

  41. esse livro e pra pessoas que tem a mente aberta e que tenha cultura , fora isso a pessoa nao irá entender o livro VIu..... André

    Comment by tiago vicente — Monday, 10 de October de 2011 @ 10:38:21

  42. que cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Comment by godofredo — Friday, 28 de October de 2011 @ 19:30:51

  43. Gostei muito Conta uma historia de vida eu li ja passei para outros terem a oportunidade de ler um belo livro. ATÉ MAIS

    Comment by lucas — Saturday, 12 de November de 2011 @ 11:12:10

  44. O livro mostra bem a imagem que os dois formavam para oque acontecia, tudo era escondido a eles. Gostei de como o final refletia a tudo, e me fez pensar oque aconteceria depois.

    Comment by joão — Sunday, 27 de November de 2011 @ 16:07:57

  45. eu li o livro, ele é surpreendente, é uma leitura que prende vc do começo ao fim... indico para todos!! também vi o filme.. é diferente da história do livro, mas vale a pena conferir.

    Comment by Thaísa — Thursday, 1 de December de 2011 @ 16:00:55

  46. O livro é infantilóide e o que mais irrita é tratar o "Furher" como o "Fúria" e o Campo de Concentração de (Ar....) por outro nome bobo. O livro é ruim ainda bem que é pequeno e histórias de Judeus depois do que andam fazendo com os Palestinos na Cijordania e Faixa de Gaza não me causa mais comoção.

    Comment by BIU VI — Tuesday, 6 de December de 2011 @ 10:05:46

  47. achei ruim o primeiro paragrafo :P

    Comment by ana — Thursday, 1 de March de 2012 @ 16:19:25

  48. adorei o filme demostra muito bem a historia mais livro mostra mais detalhes que o filme nao ofereceu mais amei ler este livro espero que mais pessoas leiam e se divirtam com eu me diverti quando lií parabens autor fez um otmo trabalho meu MSN é hilary_vitoria@hotmail.com entre mais saibam curtir!!! deus é fiel

    Comment by HILLARY — Monday, 26 de March de 2012 @ 14:49:02

  49. Adorei a História, mas o final foi muito triste, Chorei Pakas . ;'(

    Comment by Alexandra — Wednesday, 18 de April de 2012 @ 21:19:41

  50. adorei!!!MUITO BOM *^_^*

    Comment by melisa — Thursday, 19 de April de 2012 @ 07:56:10

  51. eu gostei muito pq me ajudou no trabalho para casa

    Comment by aldreson ribeiro — Monday, 23 de April de 2012 @ 19:44:44

  52. O filme e demais, que fala sobre o masacre dos judeos e algumas coisas sobre a segunda guerra mundual, que marcou a historia dos judeos e alemaos. Meus parabens para quem fez o filme e um resumo legal. Ganho em primeiro lugar no osca de 2010 foi demais atores e atrizes lindas.

    Comment by barbara raquel — Friday, 4 de May de 2012 @ 18:14:30

  53. adorei mt

    Comment by bruno — Wednesday, 27 de June de 2012 @ 07:45:19

  54. adorei mas por outra parte fiquei triste porque ele morre no final isso e tao anteromantico

    Comment by alice — Wednesday, 27 de June de 2012 @ 07:48:40

  55. é muito bom o filme e o livro. gosteiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!

    Comment by bruninha — Saturday, 30 de March de 2013 @ 19:07:29

  56. mt bom ate chorei nofinal do filme mt lindo,emocionante amei de verdade!

    Comment by elis braga — Saturday, 30 de March de 2013 @ 19:10:44

Leave a comment

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://resenhasliterarias.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.